Empresa de Miguel Almeida cresce 22% em 2024 e já supera previsões para 2025.
“Se me entrega um serviço, considere-o feito”. É esta postura que Miguel Almeida assume à frente da MoveWord (MW), uma empresa a cumprir o seu 16º ano de atividade instalada num novo (e amplo) espaço junto à Estrada Nacional 115 em Vialonga. Dedicação, esforço e espírito de entrega, constantes nas muitas horas de trabalho, “são a nossa forma de estar”.
E com resultados! Nos últimos 4 anos, a taxa de crescimento da MW subiu para 15% a 20% ao ano, atingindo 22% em 2024. Este ano, Miguel prevê atingir essa taxa de crescimento no primeiro semestre, até porque já adquiriu mais 20 viaturas do que as que tinha previsto inicialmente para 2025.





Um percurso de paixão
Surpreende saber que a incursão de Miguel Almeida nos transportes não vem de família. Desde miúdo, confessa, sempre teve paixão pelos camiões: “quando ia à terra dos meus Pais, contava o número de camiões que passavam na estrada“. Durante 15 anos, foi Diretor Comercial de uma multinacional. Abdicou dessa carreira para se dedicar ao seu projeto pessoal que designa como “um percurso meramente de paixão” para o qual a experiência comercial viria a contribuir decisivamente.
Em 2008, adquiriu o alvará de uma empresa de transportes que viria a dar origem ao projeto que tem hoje. Como se considera uma pessoa dinâmica, ativa e empreendedora, a empresa rapidamente começou “a cavalgar para uma nova dimensão“. Quase 16 anos depois, tem mais de 120 viaturas, todas de frota própria. Entretanto, começou a virar-se para o mercado ibérico, numa oportunidade impulsionada pela colaboração com outras empresas, de entre as quais a Luís Simões.
A MW, diz, é uma mais-valia para os seus Clientes porque é estruturada, tem “poder de fogo” e qualidade no serviço, adotando a política de investir o que vai ganhando. Está no mercado “de forma séria“. Todos os anos tem sido PME Líder, a que se juntou a distinção de PME Excelência nos últimos anos. Rigor, honestidade e transparência são valores da casa, partilhados pelos três membros da família que se dedicam plenamente ao projeto. O sentimento de responsabilidade para com o negócio nunca diminuiu: “é o mesmo de quando tínhamos poucos carros, sempre foi”.
Parceria de confiança com a Reta há mais de 10 anos
Este gestor destaca a importância de fazer boas compras para garantir a sustentabilidade dos negócios de transportes, num setor altamente competitivo. Quando lhe pedem o melhor preço, responde que o melhor preço é aquele que lhe permite trabalhar com dignidade e continuar a servir o Cliente sem preocupações, o que implica investimentos em equipamentos de qualidade, viaturas suplentes e formação, que não são visíveis para o Cliente mas permitem que eventuais percalços sejam absorvidos sem perturbar a operação.
No seu crescimento, “a Reta tem tido um papel importante“, salienta sem poupar elogios ao mérito que José Manuel Cruz, o nosso Consultor Comercial junto da MW, tem tido a providenciar-lhe soluções com um atendimento de excelência, com total disponibilidade. “Nós não queremos outro!“, diz a rir-se. “A Reta nunca falhou connosco; o equipamento vem recondicionado nas devidas condições e eu, quando as relações são assim, é de cruz – nem sequer temos um segundo fornecedor“.
Apesar da dimensão que conquistou, ainda é “muito à antiga” no que respeita à importância dada à palavra das pessoas e ao cultivo das relações de confiança, que “valem tudo.” Nunca se esquece de quem o foi apoiando e ajudando o seu negócio a crescer, fazendo questão de reciprocar com lealdade.
Só podemos, por isso, agradecer-lhe e desejar que a MW continue sempre na estrada com este ritmo!