Alberto Botas é o responsável pelo planeamento e programação das Grandes Obras na Reta. A ele compete a gestão do fluxo de material necessário à realização das obras, pedindo e preparando as peças necessárias com antecedência para, quando se inicia as obras, se conseguir planear e dar seguimento aos trabalhos, sem que haja falta de material.
Esta responsabilidade inclui a articulação entre os nossos Armazém e Oficina, conseguida através de reuniões matinais diárias. Nestes reuniões, os intervenientes nestes departamentos são informados sobre o ponto de situação da chegada de materiais, bem como das necessidades que têm de ser colmatadas diariamente.
Alberto desempenhou já diferentes funções na Reta, ao longo de mais de uma década – o que o preparou com uma visão abrangente sobre as expetativas dos Clientes e as necessidades de organização entre departamentos, para providenciar as respostas solicitadas.
Entrou na Reta como Serralheiro, em 2013, função que desempenhou durante três anos, após o que passou, sequencialmente, a Chefe de Equipa de Serralharia, do Serviço Expresso, da Mecatrónica, entre outras funções. Como ele diz, “foram-se abrindo outras portas no processo de evolução e de aprendizagem todos os dias”. Na Receção, fez atendimento ao Cliente, orçamentação e “como eu gosto muito de Informática, gosto muito de computadores” (a sua expressão ilumina-se visivelmente, quando fala do seu hobby) “foi mais uma oportunidade de o aplicar”. Nas atuais funções, que desempenha desde o início deste ano, “tenho aprendido muito, não só em Informática, mas também a nível pessoal”.
Quando lhe perguntamos o que é que o Cliente espera da Reta, não hesita: “bom, rápido e barato!”. Para conseguir entregar ao Cliente o que ele espera de nós, os seus maiores desafios são os prazos a cumprir, “porque os Clientes já estão a contar com o carro e fazem uma programação automática para aquela data” – e isso “tem um trabalho todo por trás” para concluir os trabalhos na data certa.
Os pontos altos dos seus dias são aqueles em que há “um telefonema de um Cliente que faz questão de nos ligar e dizer que está satisfeito, e que se lembra dessas ações. Quando corre bem e fazem questão de nos informar, isso deixa-nos de peito aberto e com força de vontade para seguir em frente!”.
É bom saber, Alberto! Oxalá venham muitos destes momentos.
Ou não quiséssemos nós ver o nosso Cliente sempre na estrada, com satisfação!